quarta-feira, 3 de junho de 2020

Caça ao Tesouro Histórico

Faixa etária: 10/12 anos

UNIDADES TEMÁTICAS:

Povos         e        culturas:      meu   lugar  no      mundo         e        meu grupo   social

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

As formas de organização social e política: a noção de Estado. O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.

Procedimento da Atividade:

Será proposta nesta atividade uma brincadeira atualizada do caça tesouro, que será um caça tesouro das regiões pelo Instagram, onde as crianças deverão seguir as dicas que estarão identificadas com cores diferentes e que estejam relacionadas com determinado estado, para descobrir qual o fundamento histórico daqueles estados, as cores são:

1.    Cor azul- rio de janeiro

2.    Cor marrom – Paraná

3.    Cor amarela- Minas Gerais

4.    Cor verde- Amazônia

Estas cores foram escolhidas, pois facilitará a descoberta e junção de fatos que os alunos irão desvendar, para que eu no fim da quinta dica possa ter uma resposta correta e concreta, o aluno deverá comentar na última dica a sua resposta.

Embaixo estão anexados os cartões com as dicas específicas de cada região, com todas as dicas postadas no Instagram.

Para que essa caça comece, é necessário que o aluno cumpra algumas regras:

1.    Procurar o @ da página: @seliganahistoriaa

2.    Seguir a página;

3.    Após achar as dicas do estado comentar a resposta final

E por fim descobrindo os 4 estados que foram escondidos, fazendo com que o aluno no final da atividade amplie seu conhecimento histórico, cultural e geográfico dos estados propostos de uma forma lúdica e tecnológica.



terça-feira, 2 de junho de 2020

Pedrinho se perdeu - 1º ano



Link para download das atividades: Mapa Pedrinho
                                                          Onde está o Pedrinho
Vídeo:

Pontos Cardeais e Colaterais - 4º ano


Tema: Pontos Cardeais e Colaterais

Faixa etária: 8-9 anos

Objetivos: Ampliar as noções de referência espacial. - Utilizar, no seu cotidiano e em mapas, os referenciais espaciais de localização e orientação. - Representar os lugares onde vive e se relaciona.
-Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; - Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; - Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade.

Texto introdutório: A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais. O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul).   Sendo os mapas, representações da superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados. Portanto dentro da proposta de educação cartográfica, é importante preparar as crianças para conceitos como o de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito demanda uma preparação por parte das crianças, que devem inicialmente considerar a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando movimentações no próprio meio.   A proposta é que mediante uma atividade lúdica as crianças solidifiquem a construção do conceito de navegação e direcionamento. Essa atividade prepara as crianças para o entendimento do conceito de pontos cardeais.
Vídeo:

Atividade: através de um desenho de uma rosa dos ventos (simplificada), as crianças irão desenhar o que está ao seu norte, sul, leste e oeste, para melhor fixação dos pontos cardeais.