terça-feira, 2 de junho de 2020

Pontos Cardeais e Colaterais - 4º ano


Tema: Pontos Cardeais e Colaterais

Faixa etária: 8-9 anos

Objetivos: Ampliar as noções de referência espacial. - Utilizar, no seu cotidiano e em mapas, os referenciais espaciais de localização e orientação. - Representar os lugares onde vive e se relaciona.
-Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; - Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; - Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade.

Texto introdutório: A forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais. O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul).   Sendo os mapas, representações da superfície terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização dos espaços e/ou elementos representados. Portanto dentro da proposta de educação cartográfica, é importante preparar as crianças para conceitos como o de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito demanda uma preparação por parte das crianças, que devem inicialmente considerar a localização dos objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando movimentações no próprio meio.   A proposta é que mediante uma atividade lúdica as crianças solidifiquem a construção do conceito de navegação e direcionamento. Essa atividade prepara as crianças para o entendimento do conceito de pontos cardeais.
Vídeo:

Atividade: através de um desenho de uma rosa dos ventos (simplificada), as crianças irão desenhar o que está ao seu norte, sul, leste e oeste, para melhor fixação dos pontos cardeais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário