Tema: Pontos Cardeais e
Colaterais
Faixa etária: 8-9
anos
Objetivos: Ampliar as noções de
referência espacial. - Utilizar, no seu cotidiano e em mapas, os referenciais
espaciais de localização e orientação. - Representar os lugares onde vive e se
relaciona.
-Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; -
Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; -
Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente
do Sol, através de atividade.
Texto introdutório: A
forma mais comum de orientação na superfície da Terra é com os pontos cardeais.
O Norte (N) e o Sul (S) apontam para os pólos terrestres e a direção Leste (L
ou E) e Oeste (O ou W), corresponde à direção perpendicular (Norte-Sul). Sendo os mapas, representações da superfície
terrestre orientados através dos pontos cardeais, esse aprendizado torna-se uma
competência necessária tanto para o leitor quanto para o mapeador que tem por
objetivo elaborar um mapa passível de identificação e que possibilite a localização
dos espaços e/ou elementos representados. Portanto dentro da proposta de
educação cartográfica, é importante preparar as crianças para conceitos como o
de pontos cardeais. Nas séries iniciais, esse conceito demanda uma preparação
por parte das crianças, que devem inicialmente considerar a localização dos
objetos uns em relação aos outros, independente do seu posicionamento, e a
partir de atividades no espaço concreto de vivência do aluno, utilizando
movimentações no próprio meio. A
proposta é que mediante uma atividade lúdica as crianças solidifiquem a
construção do conceito de navegação e direcionamento. Essa atividade prepara as
crianças para o entendimento do conceito de pontos cardeais.
Vídeo:
Atividade: através de um
desenho de uma rosa dos ventos (simplificada), as crianças irão desenhar o que
está ao seu norte, sul, leste e oeste, para melhor fixação dos pontos
cardeais.
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