TEMA:
Gênero textuais
FAIXA ETÁRIA: 10-12 anos de idade (5° ano do ensino fundamental)
OBJETIVOS:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler
(pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses
realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP05)
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a
situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a
finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai
circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e
forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre
que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em
tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06)
Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos
colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos,
reformulações, correções de ortografia e pontuação.
TEXTO INTRODUTÓRIO: O vídeo abaixo demostra os
gêneros textuais, traz também modelos que especificam o mesmo com imagens
ilustrativas. Estimula os alunos a se interessar pelos gêneros textuais de uma
forma mais lúdica. No final do vídeo é passado uma introdução de atividade que
proporcionará a criança a ter na prática o conhecimento de gêneros textuais.
Abaixo terá também a ficha técnica citada ao vídeo, para utilização do aluno,
deixarei uma sugestão de um jogo (Zebu na cozinha), para novamente de uma forma
mais lúdica o aluno compreenda a matéria. Onde esse jogo trabalha um gênero
textual que é receita, para que o aluno entenda que gênero textual não é
somente em livros, mais também cartas, receitas e entre outros.
Atividade:
Esta atividade do vídeo aborda uma maneira diferente de aprender e entender o
gênero textual onde a criança deve tirar de dentro de uma garrafa um tipo de
texto e preencher um questionário sobre o texto como por exemplo qual o gênero
textual.