quinta-feira, 21 de maio de 2020

A comunicação dentro da garrafa


TEMA: Gênero textuais
FAIXA ETÁRIA: 10-12 anos de idade (5° ano do ensino fundamental)
OBJETIVOS: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos  gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
TEXTO INTRODUTÓRIO:  O vídeo abaixo demostra os gêneros textuais, traz também modelos que especificam o mesmo com imagens ilustrativas. Estimula os alunos a se interessar pelos gêneros textuais de uma forma mais lúdica. No final do vídeo é passado uma introdução de atividade que proporcionará a criança a ter na prática o conhecimento de gêneros textuais. Abaixo terá também a ficha técnica citada ao vídeo, para utilização do aluno, deixarei uma sugestão de um jogo (Zebu na cozinha), para novamente de uma forma mais lúdica o aluno compreenda a matéria. Onde esse jogo trabalha um gênero textual que é receita, para que o aluno entenda que gênero textual não é somente em livros, mais também cartas, receitas e entre outros.




Atividade: Esta atividade do vídeo aborda uma maneira diferente de aprender e entender o gênero textual onde a criança deve tirar de dentro de uma garrafa um tipo de texto e preencher um questionário sobre o texto como por exemplo qual o gênero textual.




Caixa das letras

TEMA: Alfabeto e suas representações
FAIXA ETÁRIA:  7 anos de idade ( 2° ano do ensino fundamental)
OBJETIVOS: (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons e fala; 
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

TEXTO INTRODUTÓRIO: No vídeo a seguir vocês verão uma atividade simples para trabalhar o sistema alfabético e suas representações. A partir de letras sorteadas as crianças deverão pensar em objetos, animais, entre outros, que comecem com a letra sorteada.

ATIVIDADE: Inicialmente as crianças deverão fazer uma roda e em seguida a explicação da atividade será desenvolvida.  Será entregue uma caixa, com letras do alfabeto dentro da mesma, conforme ela for cantando uma música que será desenvolvida com as crianças  anteriormente para que todos aprendam a cantar, os mesmos passarão a caixa para os colegas do lado e quando a música parar(semelhante a brincadeira batata quente)eles deverão pegar uma letra e dizer algo com a inicial da mesma, podendo ser objetos, animais, nomes e etc., e  assim sucessivamente até que todas participem. É legal colocar algumas imagens no meio da roda para que os alunos durante a atividade possam ter uma representação da letra, principalmente com letras que os mesmos podem ter mais dificuldades como: W,X,Z,K,Y,Q. 
Música: Passa a caixa pela roda, sem a roda desmanchar. Quem ficar com a caixa uma letra vai tirar!


Expressão Artística

TEMA: Artes visuais
FAIXA ETÁRIA: 7- 8 anos de idade (2° e 3° ano do ensino fundamental).
OBJETIVO: Materialidades. Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.)


TEXTO INTRODUTÓRIO: Nessa atividade será apresentado sobre a arte Abaporu, sendo também abordado no vídeo a explicação de como fazer massinha e como utilizá-la na atividade. E abaixo algumas perguntas sobre a história do Abapuro.







Pescaria das Sílabas

FAIXA ETÁRIA: 1° ano do ensino fundamental (6-7 anos de idade)

COMO JOGAR:
1. A CRIANÇA TERÁ QUE COM A VARINHA PEGAR A IMAGEM QUE ESTARÁ NA
PESCARIA.
2. EM SEGUIDA A IMAGEM QUE ELA PESCOU POR EXEMPLO FOI O CAVALO, A
CRIANÇA TERÁ QUE ACHAR NA MESA COM AS SÍLABAS EMBARALHADAS O
SILABÁRIO QUE SERIA CA, CE, CI, CO, CU, CÃO. E ASSIM SUCESSIVAMENTE.
3. AS HABILIDADES TRABALHADAS PELA BNCC SÃO:
EF12LP18, apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas,
sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo
imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
EF01LP24, identificar e reproduzir, em enunciados de tarefas escolares, diagramas,
entrevistas, curiosidades, digitais ou impressos, a formatação e diagramação
específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
ADAPTAÇÃO: Caso a criança apresente alguma dificuldade podemos praticar um jogo da memória, onde imprimam as imagens dos animais com a primeira sílaba do nome, com a tesoura recorte-as em quadrados. Logo após coloque as imagens viradas para baixo, e a criança terá que acertar o animal com a sua sílaba, desenvolvendo a mesma atividade.





Contação de história – A menina e o barquinho.


TEMA: Meio de transporte aquático - barco.

FAIXA ETÁRIA: 4 a 6 anos de idade (Infantil IV e V e 1° ano do Ensino Fundamenta I).

OBJETIVOS:
·         Escutar a contação de história proposta, atentamente;
·         Identificar as mudanças ocorridas com a folha de papel durante a contação;
·         Confeccionar a dobradura do barco de papel;
·         Manipular de acordo com sua interpretação, o barco de papel, expressando-se e brincando livremente com ele.

TEXTO INTRODUTÓRIO:
No vídeo abaixo, há uma contação de história bem divertida e lúdica sobre o meio de transporte aquático barco, durante ela, é ensinado como confeccionar essa embarcação através da dobradura.
Após a história há propostas de brincadeiras com o barco e a sugestão de um jogo e atividade impressa para que as crianças, juntamente com sua família possam aprender brincando durante esse período de distanciamento social. 


Ficou curioso? Então que tal dar uma olhadinha no vídeo acima?





Construção de histórias.


·    TEMA:Construção de história e Construção da escrita.
·    FAIXA ETÁRIA:4 ano, 8 a 9 anos.
·  OBJETIVO:A escrita com a finalidade de aprender a escrever escrevendo, neste ciclo, focaliza a expressão verbal que tenha como ponto de partida a vivência dos alunos, suas histórias particulares, sua capacidade de opinar sobre os temas propostos a partir de seu olhar especifico e comunicar-se com o outro. Nesse sentido, ao interagir com situações de produção, os alunos poderão, na prática, fazer uso do próprio repertorio leitor, do conhecimento enciclopédico, com maior propriedade, em confluência ou por embate da visão externa a sua. Dessa maneira, os estudantes ampliarão importantes estratégias de produção textual, nos momentos das produções, e terão oportunidade de aprender, de modo significativo, em diferentes situações de aprendizagem acerca da modalidade escrita da língua.
·    TEXTO INTRODUTÓRIO:Assistir o vídeo do Youtube... “Atividade 4 ano Linguagem” . O objetivo é seguir o passo a passo que está no vídeo, para realizar as atividades, em casa junto dos pais ou responsável. É importante que os pais ou responsáveis que acompanham a atividade, ajude a lembrar das histórias contadas, na construção da escrita pois muitas vezes eles esquecem as histórias contadas. Matérias Utilizados: 2 folhas sulfite, 1 tesoura, 1 caneta.




Boliche Matemático

Vamos brincar de Boliche Matemático? 

Atividade indicada para crianças de 06 a 08 anos (2º e 3º anos).

Assista ao vídeo para ver como jogar: 




Agora, aí vão as regras!


Regras Boliche Matemático

·         Participar do jogo apenas um aluno por vez.
·         Os números que representam cada garrafa deverão ser somados quando forem derrubados.
·         As garrafas só podem ser atingidas por uma bola que a professora vai disponibilizar para os alunos.
·         Somar e subtrair o total de pontos no final do jogo.
·         Será selecionado um grupo para organizar e anotar a pontuação do jogo após cada rodada.
·         Cada aluno tem 3 tentativas de lance.
·         Não pode ultrapassar a linha feita no chão para ser feito o lance.
·         Cada garrafa possui uma pontuação que varia de acordo com sua cor, Amarela: 3 pontos, Vermelhas: 4 pontos, Azuis: 5 pontos, Verdes: - 1 ponto.