quinta-feira, 21 de maio de 2020

A comunicação dentro da garrafa


TEMA: Gênero textuais
FAIXA ETÁRIA: 10-12 anos de idade (5° ano do ensino fundamental)
OBJETIVOS: (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos  gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
TEXTO INTRODUTÓRIO:  O vídeo abaixo demostra os gêneros textuais, traz também modelos que especificam o mesmo com imagens ilustrativas. Estimula os alunos a se interessar pelos gêneros textuais de uma forma mais lúdica. No final do vídeo é passado uma introdução de atividade que proporcionará a criança a ter na prática o conhecimento de gêneros textuais. Abaixo terá também a ficha técnica citada ao vídeo, para utilização do aluno, deixarei uma sugestão de um jogo (Zebu na cozinha), para novamente de uma forma mais lúdica o aluno compreenda a matéria. Onde esse jogo trabalha um gênero textual que é receita, para que o aluno entenda que gênero textual não é somente em livros, mais também cartas, receitas e entre outros.




Atividade: Esta atividade do vídeo aborda uma maneira diferente de aprender e entender o gênero textual onde a criança deve tirar de dentro de uma garrafa um tipo de texto e preencher um questionário sobre o texto como por exemplo qual o gênero textual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário